terça-feira, 18 de setembro de 2007

Rio de páginas abertas


antes tarde do que nunca ...


Foi dada a largada

No último dia 13 começou mais uma Bienal do Livro e é preciso ter fôlego e dinheiro, principalmente dinheiro, para aproveitar a feira.
São dois milhões de livros, 950 expositores, 133 sessões literárias, 326 autores, 600 mil visitantes. Tudo isso em 55 mil metros quadrados.
Esses são os surpreendentes números do mundo das letras.
Tá faltando um, o de quilômetros que separam o Riocentro do restante do Rio. Mas esse nem vou colocar para não desanimar a galera.

Logo no primeiro dia rompi essa distância e encarei uma aventura até o Recreio.
Sim aventura. Não sei se vocês perceberam, mas comecei o texto com "foi dada a largada".
No meu caso foi realmente isso que aconteceu, já que fui cobrir a abertura da Bienal de moto, na garupa de um fotógrafo louco aqui do trabalho.
Consegui chegar vivo. Um pouco pálido, mas respirando.

Depois de todo o lenga-lenga da cerimônia de abertura, abriram-se as portas de todos os pavilhões e minha desgraça estava feita.
Não sei quanto a vocês, meus raros leitores, mas eu adoro comprar livros e tenho uma penca no meu armário esperando minha atenção.
Mesmo sabendo disso ... a mão coça e não consigo me controlar.

Que venham então Pedro Juan Gutierrez, Bukowski, Rubem Fonseca, Saramago, Gael García Bernal, Hemingway, Pessoa, Adriana Falcão, entre vários outros.

Mas fui salvo pelo gongo.
Ligaram e tive que voltar correndo para o tronco, quer dizer, trabalho e não pude comprar nada.
Entretanto, não vou me privar deste prazer e voltarei lá.
Para isso usarei uma estratégia:
1) Deixar o cartão em casa
2) Deixar o cheque em casa
3) Levar pouco e calculado dinheiro em espécie
4) Levar a companhia de um amigo pobre, assim não tenho como pedir dinheiro emprestado
5) Levar o extrato do banco. Para ver se me conformo do meu estado constante de pobreza.
Não sei se dará certo. Se der aviso para vocês.
Se não der terei mais um penca de livros espalhados pela casa.
Não sei se isso é bom ou ruim.


Bem, aceito sugestões de livros, dicas de estandes legais e baratos.
Fora isso, desejo a todos que forem uma boa viagem.

Um comentário:

Branca de Neve disse...

Já que você vai levar um amigo pobre, aproveita e me leva porque mais pobre que eu na atual conjuntura está difícil. Muito legal o texto. Divirta-se na bienal.