segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Coisas que ficam pra trás



É, ninguém sabe mesmo por onde anda o Jordi.
Algumas coisas entram em desuso e as pessoas nem se lembram de sua existência.
Tenho medo de que no futuro coisas que estão perdendo valor hoje também sejam esquecidas. Coisas assim como a vergonha.

Lembro muito bem de quando era criança e ia com meus pais pro clube e sempre que queria alguma coisa enchia o saco dos velhos.
- Pai, me dá um picolé?
- Eu não tenho. Vai lá no bar e pede pro graçon.
- Ah! Pede você pai. - choramingava.
Ele queria me ensinar desde criança e me enchia de vergonha quando chamava o garçom e falava: "ele tá com vergonha, vê aí o que ele quer". Ou então me enchia de raiva quando pedia o picolé e quando chegava ele mesmo comia. "ué, você quer? Pede um pra você. Esse fui eu quem pedi."

Ensinamentos sábios. Hoje cresci e sempre vou aos shows neste clube e o velho e bom garçom continua lá. A diferença é que não peço mas picolés, e sim cervejas.
Pelo visto, quem tem boca vai mesmo a Roma.
No meu caso ainda não cheguei lá, mas já fui parar em cada boteco e lugar maneiro.

Mas não é esse o caso de vergonha que parece entrar em extinção.
Na verdade não classifico isso como vergonha, mas como timidez.
Vergonha para mim é quando você fica inibido perante os outros porque fez alguma coisa que vai contra os valores da sociedade. As pessoas evitam (ou evitavam) passar por isso. E quando este desvio de conduta acontecia, costuma-se pedir desculpas.

Bem, mas os tempos são modernos e as coisas mudaram.
Antigamente as pessoas tinham vergonha de ser homossexuais, de participar do camdoblé, de fazer sexo, bruxas ou de estarem doentes. Graças a Deus, esses tempos de preconceito já passaram (ou deveriam ter passado).

Mas como sempre as coisas no Brasil são 8 ou 80.
Perdeu-se a vergonha de tudo. Não só daquilo que era necessário.
Hoje fazer coisas erradas é normal, é coisa de malandro. Pedir desculpas jamais.
É manter o nariz em pé e fingir que nada aconteceu. Que tudo o que se fez e o que se passa é normal. Normal pra quem cara-pálida?
Quando nossos políticos vão pedir desculpas pelos erros?
Quando os assassinos vão cumprir penas pelas mortes?
Quando tirar proveito será ruim?
Quando as pessoas voltarão a sentir vergonha?

Às vezes é difícil acreditar e viver em um futuro sem vergonha.

Nenhum comentário: